Mariozinho


Mario Telles Filho (1952-2017), em Artes: Mariozinho Telles - aclamado ator, dramaturgo e diretor carioca, incansável pesquisador de novas linguagens cênica.

Nascido no Rio de Janeiro, em uma família de artistas, cresceu dentro de ateliês de pintura, bastidores de espetáculos e shows nos primórdios da bossa nova.

- Estudos acadêmicos com Oswaldo Teixeira e primitivos no ateliê de Heitor dos Prazeres.
- Ensaios de Shakespeare no Teatro Duse, com Pascoal Carlos Magno.
- Graduação em Interpretação e em Direção Teatral na Escola de Teatro C. L. A. - UNI-RIO;
- Pós-Graduação em Teoria e Prática do Teatro. Fac. Letras - UFRJ

Mariozinho em Romeu e Julieta

70’ Estreou profissionalmente como ator em 1973, no espetáculo RUMINANDO COGUMELOS, de Lauro Benevides, com direção de B. de Paiva, no Teatro Tereza Rachel.

Atua, dirige e produz no período do Teatro Experimental, nos anos 70; sucesso no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, destacando-se especialmente, a montagem de STRIP TEASE, de Slawomir Mrozek.

80’ Experimenta novas relações entre palco e platéia, espaço cênico e dramaturgia:
- TEATRO LABIRINTO: - A QUE CAUSA DEDICAR A VIDA? Experimentação cênica que contou com grande receptividade do público e da crítica teatral Teatro CEU – Casa do Estudante Universitário. Rio 1981, 82.
- TEATRO DE RODA - investigação cênica para o teatro popular brasileiro:
Em atividade desde 12 de junho de 1983, esteve no Festival Internacional de Teatro de Paraty (83, 84 e 85); no Circuito de Teatro de Rua do Rio de Janeiro, 1984.
À LINDA ROSA, contou com inesgotável entusiasmo do público, na temporada do Rio de Janeiro, no Circo Voador, na excursão pelas capitais do Nordeste; no circuito das escolas em 1986, 1987 e 1988; nas universidades em 1993 e 1994 no Rio; a partir de 2001, desdobra-se a dramaturgia do Teatro de Roda, com: SAMBA LELÊ, LINDA ROSA, TERESINHA DE JESUS, O BELO REI e outras; em 2003 nasce o Teatro de Roda de Goiânia.
- TEATRO DE QUADRILHA: - KAY + Ñ PIRA! (Drama cômico interativo em festas juninas, terreiros e arraias desde 1995, participou do IX Arraiá do Rio, Sambódromo, 2000).

90’Dedicado ao desenvolvimento comunitário através da arte e da cultura popular, dando formação teatral, orientando a produção de festas e eventos, animando quadrilhas de São João e mais recentemente, formando grupos de Teatro de Roda (em março de 2003, inicia a formação do Teatro de Roda em Goiânia-GO; espetáculo FORMIGA DA ROÇA, de Liz Eliodoraz).

Integrante do elenco e do núcleo de direção do AUTO DA PAIXÃO DE CRISTO nos ARCOS DA LAPA, de Ginaldo de Souza e dos espetáculos tradicionais da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (realizado em Rio das Ostras nos anos de 2003, 04 e 06; Angra dos Reis, 2005, 06, 07, 08, 09; Escadas da Sé - SP. 2006); Escadaria da Assembleia Legislativa – RJ, 2007/08/09/16/17);

Sempre atuou na criação de núcleos culturais, reciclando educadores e animadores, iniciando e desenvolvendo novos profissionais na arte da representação cênica, nos vários lugares por onde vem trabalhando: FUNABEM, CIRCO VOADOR, EMBRAFILMES, CAL, UERJ, UNATI, PUC, ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA, CASA DE CULTURA LAURA ALVIM e outros.

Em 2017, após a morte, Mariozinho recebeu em memória, o Diploma Heloneida Studart de Cultura, instrumento de reconhecimento de sua trajetória pelas boas práticas culturais e serviços prestados ao estado do Rio de Janeiro. E sua parceira, a diretora Maria Rita Rezende – que acompanhou, como assistente de direção, atriz e produtora, toda a conceituação poética, técnica e dramatúrgica de seu trabalho – vem mantendo a assinatura de sua direção e assumiu a supervisão artística, dando continuidade as montagem junto ao elenco, em uma determinação do grupo em garantir a vivacidade da proposta artística original.

A equipe do Teatro de Roda, confirma a permanência do repertório, em homenagem ao seu diretor e idealizador, que deixou para o teatro carioca sua obra artística, que hoje segue pulsante nas veias dos atores de sua companhia, que ainda mantém os espetáculos, além de desenvolverem novas propostas.