Dramaturgos Clássicos


Sófocles, o sereno
(496 a.C. - 406 a.C.)

Nascido em Colono provavelmente no ano de 496 a.C., aos 28 anos de idade, no ano de 468 a.C., foi o vencedor do concurso dramático anual de Atenas, superando Esquilo, com a tragédia "Triptólemos"; consolida a supremacia do primeiro lugar por mais de 20 concursos, ficando em segundo lugar na maioria das vezes que não foi o primeiro. Em 441 foi derrotado por Eurípedes.

Os concursos de peças surgem em Atenas no ano de 535 a.C., promovidos pelo Imperador Pisístrato. Atribui-se a Téspis e a Pisístrato o impulso inicial ao TEATRO GREGO.

Sófocles passou toda a sua vida em Atenas onde teve grande participação na vida pública, chegando a dirigir o departamento do Tesouro, que controla os fundos da Confederação de Delos; além do teatro dedicou-se também ao atletismo, à música, à política, ao militarismo e, por fim, à vida religiosa (tendo sido sacerdote do herói-curador Amino).

De todo o seu legado apenas 7 tragédias chegaram aos nossos dias:
As Traquinianas, Ajax e Electra (peças de caracteres); ANTÍGONA (drama social); Filoctetes (idílio) ; Édipo Rei e Édipo em Colono (tragédias do destino).

Sófocles agiliza a ação da Tragédia reduzindo a participação do coro, dando maior desenvoltura aos personagens e seus conflitos, inserindo um terceiro ator interloçutur na trama e concentrando em cada peça toda a ação do tema, abolindo a forma trilógica com que Esquilo tratava o tema desdobrando-o ao longo de tres peças; criou os periaktoi (prismas de 3 faces pintadas), para ambientar o fundo da cena.


William Shakespeare
1564-1616

William Shakespeare nasceu em Abril de 1564 na cidade de Stratford-upon-Avon. Existe uma pequena controvérsia sobre a data de seu nascimento, sabe-se que foi batizado no dia 26 de Abril, como era comum batizar as crianças após alguns dias do nascimento e como o dia 23 de Abril é dia de São Jorge (o santo da Inglaterra) , muitas pessoas dizem que o poeta mais famoso da Inglaterra nasceu neste mesmo dia (23 de Abril).

Os pais de William eram John e Mary Shakespeare. William foi o terceiro filho à nascer e também o primeiro homem. John (o paí) era um trabalhador de couro, ele fabricava cintas, bolsas e luvas.

Londres foi o lugar onde Shakespeare se destacou como um dos maiores poetas de todos os tempos. Foi em Londres onde tudo começou e foi em Londres onde ele fez o maior sucesso. Foi também em Londres onde ele escreveu suas maiores obras.

Por volta de 1592 Shakespeare já estava sendo reconhecido por seu trabalho no teatro. E também por volta deste período ele já tinha escrito A Comédia de Erros, A Megera Domada e pode ter escrito Tito Andrônico, Henrique VI (as três partes) e talvez ainda Ricardo 111.

Em 1610 retornou para Stratford-upon-Avon onde escreveu a sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Faleceu, em 23 de Abril de 1616.

As Peças:

Comédias:

O Mercador de Veneza
Sonho de uma noite de verão
A Comédia dos Erros
Os dois fidalgos de Verona
Muito barulho por nada
Noite de reis
Medida por medida
Conto do Inverno
Cimbelino
Megera domada
A Tempestade
Tudo está bem quando acaba bem
As alegres comadres de Windsor
Os trabalhos de amores perdidos
Péricles

Tragédias:

Tito Andrônico
ROMEU e JULIETA
Júlio César
Macbeth
Antônio e Cleópatra
Coriolano
Timão de Atenas
Rei Lear
Otelo
Hamlet
Tróilo e Créssida

Dramas Históricos:

Rei João
Ricardo II
Henrique IV
Henrique V
Henrique VI
Henrique VIII